06/01/2016
SUSTENTABILIDADE

Clariant e Scania desenvolvem caminhão movido a etanol

A Clariant, empresa de especialidades químicas, e a Scania, fabricante de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, desenvolveram projeto inédito de caminhões movidos a etanol para o mercado de transporte de cargas. A opção mais econômica e sustentável está em operação na fábrica da Clariant, localizada em Suzano (SP).

Com a compra de três veículos a etanol e em linha com o plano de priorizar a sustentabilidade em seus negócios, a Clariant torna-se a primeira empresa a utilizar esse produto da Scania na América Latina. A venda foi realizada pela Casa Scania Codema (SP). Com a utilização de um aditivo exclusivo fornecido pela Clariant, o Master Batch ED 95, os caminhões Scania P 270 4x2 são capazes de reduzir em 92% a emissão de poluentes em comparação a veículos similares a diesel. “Somos parceiros da Scania na busca por soluções mais sustentáveis. O caminhão a etanol foi a tecnologia escolhida por estar alinhada com um de nossos pilares estratégicos: criar valor com a sustentabilidade”, afirma Manfred Schwarz, Diretor de Operações da unidade de negócios Industrial & Consumer Specialties da Clariant para a América Latina.

Os chamados Ecotrucks estão trabalhando no transporte de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que partem para as entregas aos clientes. Os três Scania P 270 trabalham 24 horas, divididos em quatro turnos nos sete dias da semana. Cada veículo deverá fazer pouco mais de 11 mil movimentações por ano, ou seja, quase 35 mil ao todo levando em conta os três veículos. “Optamos por utilizar a frota Scania a etanol em substituição aos caminhões a diesel que faziam essa função. Tendo em vista a quantidade de movimentações e as distâncias percorridas diariamente, nossa expectativa é uma redução anual considerável de emissões. Temos certeza de que essa operação pioneira com combustível renovável será um sucesso”, completa Schwarz.

Veja também

19/09/2016
SUSTENTABILIDADE | BASF, Dow e Braskem no DJSI
05/09/2016
ETANOL HIDRATADO | Bunge realiza embarque para a Índia
27/01/2016
PLÁSTICO VERDE | Braskem e ColOff Industrial fecham parceria
11/12/2015
SUSTENTABILIDADE | 3M investe US$ 30 milhões em fábrica em Manaus
11/12/2015
PLÁSTICO VERDE | Pernod Ricard Brasil adota PE da Braskem
07/12/2015
NEGÓCIOS | Clariant compra 30% da Beraca
17/11/2015
SUSTENTABILIDADE | Container Dri II recebe selo da Clariant