15/04/2016
PLÁSTICO PÓS-CONSUMO

Abiplast lança cartilha da Reciclabilidade

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP) elaboraram a “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo” a ser lançada no próximo dia 15 de abril durante o workshop de reciclabilidade, que acontece das 14h às 16h30, na sede da Abiplast, que está localizada na Av. Paulista, nº 2439, 8º andar.

No lançamento haverá a participação de outras entidades, como Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) e Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA). Cada entidade apresentará suas respectivas visões sobreecodesign e reciclabilidade, ressaltando as possibilidades, ações e práticas para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis.

O Brasil recicla atualmente o equivalente a 24% dos materiais descartados. A cartilha foi idealizada com o intuito de criar uma visão convergente sobre o ecodesign, compatibilização de materiais plásticos e uso de aditivos que contribuam para o aumento dos índices de reciclagem de embalagem pós-consumo. O material será destinado às indústrias usuárias das embalagens, como as de alimentos e bebidas e produtos de limpeza, dentre outras.

“Acreditamos que a presente publicação possa contribuir com as indústrias usuárias de embalagens plásticas, com as de transformação e com as recicladoras, para que os produtos desenvolvidos e os consequentes resíduos plásticos gerados estejam de acordo com os atuais conceitos de sustentabilidade”, disse José Ricardo Roriz Coelho, Presidente da Abiplast. A publicação será distribuída nas indústrias de transformação de plástico do Brasil, empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe. O objetivo da Cartilha é promover a conscientização da cadeia produtiva quanto ao aproveitamento de embalagens passíveis de serem recicladas.