17/02/2020
ÁGUA

Perdas em Limeira caem para 15%

A BRK Ambiental reduziu o índice de perdas de água no município de Limeira (SP) para 15,5% em 2019, o que significa uma preservação de 875 milhões de litros de água entre 2018 e o ano passado. O resultado é fruto de um trabalho contínuo que a BRK tem realizado para combater as perdas de água em Limeira. 
 
Entre as ações feitas pela companhia, a substituição de 5,5 km de redes de água, a instalação de mais três macromedidores, completando 106 equipamentos instalados, e a instalação de oito novos equipamentos hidráulicos para equalizar a pressão na rede de distribuição de água. “O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Limeira e permitir o crescimento ordenado do município, além de reduzir o impacto ambiental na captação no Rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal”, diz Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira. 
 
A BRK promoveu também o trabalho de caça-vazamentos feito com hastes de escuta e com o uso do geofone, equipamento para identificação de vazamentos invisíveis em ligações e nas redes de distribuição de água. Quando um vazamento deste tipo é identificado, as equipes de manutenção da BRK são acionadas para executar o reparo, em um curto prazo. “Em média, no ano de 2019, localizamos 32 vazamentos invisíveis por mês. Do total de vazamentos reparados no ano, os invisíveis representaram 14%”, complementa Mangabeira. 
 
O município de Limeira conta ainda com 72 DMC’s – Distrito de Medição e Controle - que são setores controlados por macromedidores que possibilitam à BRK gerenciar com maior eficiência as perdas dentro de cada setor delimitado por registros. Neste ano, a companha dará continuidade ao combate às perdas de água. Para isso, estão previstos a substituição de oito quilômetros de redes de água, aquisição de novos equipamentos e a criação de novas DMC’s. 

Veja também