04/12/2019
RECURSOS HÍDRICOS

Lançada Plataforma Água das Américas

A Agência Nacional de Águas (ANA), Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB) e parceiros lançaram a “Plataforma Água das Américas” com o objetivo de desenvolver a gestão de recursos hídricos com foco nas bacias trasnfronteiriças. As três Américas concentram 41% da água doce no mundo e, mesmo assim, a região enfrenta severos casos de desigualdade no acesso à água doce potável e de qualidade.
 
“Um exemplo de como a interlocução e integração entre os países em gestão das águas transfronteiriças aprimoram o gerenciamento de recursos hídricos, é o caso da construção da Usina de Itaipu, que envolveu dois países (Brasil e Paraguai), mas teve também a participação da Argentina em debates, que no início colocou diversos obstáculos para obra. Com o avanço das negociações e da conciliação de temas, a viabilização da construção de Itaipu aconteceu”, disse o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. 
 
A Plataforma Água das Américas pretende promover a participação da comunidade dos países envolvidos nos processos de decisão, promover a gestão eficiente da água e que todas as decisões tenham embasamento técnico e sejam transparentes. O primeiro passo da Plataforma será promover entre os governos dos países da região a previsão orçamentária para ações de gestão de recursos hídricos, como também para as ações recomendadas pela Plataforma.
 
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, comentou a iniciativa de unir os gestores de recursos hídricos de todo o continente. “As Américas possuem várias realidades tecnológicas e de experiências de gerenciamento que vão desde os principiantes até as altas tecnologias. A grande meta da iniciativa é conciliar as diferenças de cada país e promover o intercâmbio de tecnologias. O Brasil, por exemplo, através das Bacias PCJ, tem muito a oferecer em termos de novidades e criatividades de gestão”. Maiores informações sobre a Plataforma Água das Américas poderão ser acompanhadas pelo site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) e dos parceiros do projeto. 

Veja também

31/03/2020
RECURSOS HÍDRICOS | Programa apoia produtores conscientes
09/03/2020
RECURSOS HÍDRICOS | ANA oferece cinco novo cursos EaD
03/03/2020
RECURSOS HÍDRICOS | SP assina contratos com Fehidro
17/02/2020
ÁGUA | Perdas em Limeira caem para 15%
15/01/2020
RECURSOS HÍDRICOS | Prazo para envio de dados sobre uso
16/12/2019
BARRAGENS | Quase 70% têm dano potencial alto