01/03/2016
HENKEL

Vendas atingem 18 bilhões de euros em 2015

“O ano de 2015 foi excelente para a Henkel. Registramos taxas de crescimento de dois dígitos em vendas, lucros, rendimentos por ação e nossos dividendos propostos. As três unidades de negócios (Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care) apresentaram crescimento sólido e melhoraram consideravelmente seus lucros. Os mercados emergentes continuaram a ser os principais impulsionadores de crescimento”afirmou Kasper Rorsted, CEO da Henkel. As vendas totais alcançaram 18 bilhões de euros em 2015. O câmbio surtiu um impacto positivo nas vendas de 4,4%. O efeito positivo das aquisições e dos desinvestimentos somou 2,7%. O crescimento orgânico das vendas–que exclui o efeito cambial e de aquisições e desinvestimentos –aumentou 3% em 2015.

Dentre as três divisões, a que apresentou melhor resultado foi a Laundry & Home Care, com crescimento orgânico nas vendas de 4,9%. Jáa área de Adhesive Technologies registrou alta de 2,4% nas vendas, enquanto Beauty Care registrou 2,1% de incremento em 2015. O lucro operacional ajustado somou 2,923 bilhões, 12,9% a mais que em 2014. O lucro operacional reportado (Ebit) chegou a 2,645 bilhões de euros ante os 2,224 bilhões do ano anterior. A margem Ebit cresceu 0,4%, para 16,2%, enquanto o retorno reportado sobre as vendas atingiu 14,6%, crescimento de 0,9% sobre 2014.

Os resultados financeiros melhoraram de -49 bilhões de euros para -42 bilhões de euros O lucro líquido ajustadopara o ano, após dedução dos juros não controlados, cresceu 11,4%, chegando a 2,112 bilhões de euros. Jáo lucro líquido reportado alcançou 1,662 bilhão de euros, crescimento de 18,4% no ano. Os rendimentos ajustados por ação preferencial (EPS) subiram 11,4%, de €4,38 para €4,88. O EPS reportado subiu de €3,76 para €4,44.

O Conselho Administrativo e de Supervisão e o Comitêde Acionistas irão propor, na Reunião Geral Anual de 11 de abril de 2016, um aumento no dividendo por ação preferencial de 12,2%, para €1,47 (ano anterior: €1,31) e um aumento no dividendo por ação ordinária de 12,4%, para €1,45 (ano anterior: €1,29). Isso representa uma porção no pagamento de 30,2%.

O desempenho das vendas da Henkel na América Latina alcançou 1,110 bilhão de euros, 7,9% maior que em 2014, com aumento orgânico de 8,8%, sendo impulsionado pelo crescimento de dois dígitos no México, que contribuiu fortemente para este resultado. Somando as vendas nos mercados emergentes (Leste Europeu, África/Oriente Médio, América Latina e Ásia, excluindo o Japão) aumentaram substancialmente de ano para ano, chegando a 7,797 bilhões de euros. Organicamente, o crescimento foi de 5,9% em todas as unidades de negócios.

A Henkel espera crescimento orgânico nas vendas entre 2 e 4% no ano fiscal de 2016. Adicionalmente, espera-se que cada unidade de negócios tenha um crescimento dentro dessa faixa. A Henkel prevêainda um leve aumento na parcela de vendas dos mercados emergentes e para o retorno ajustado das vendas, a empresa espera um aumento de aproximadamente 16,5% em comparação ao ano anterior. Espera-se que o retorno ajustado nas vendas de cada unidade de negócios seja igual ou superior ao do ano anterior. A Henkel prevêum aumento nos rendimentos ajustados por ação preferencial entre 8 e 11%.