15/10/2015
CLARIANT

Linha sustentável é destaque na Abrafati

A Clariant está promovendo sua linha de produtos EcoTain® para a indústria de tintas e vernizes na Abrafati 2015. Trata-se de mais uma iniciativa da Companhia para apoiar seus clientes no desenvolvimento de um portfólio mais sustentável, em sintonia com as demandas e as tendências do mercado. A Clariant implementou um programa de avaliação sistemática de todo seu portfólio de produtos (Portfolio Value Program, PVP), enfatizando seu compromisso de trabalhar com clientes, fornecedores e outros grupos de interesse para criar valor com a sustentabilidade. A empresa contou com o apoio do CSCP (Collaborating Centre on Sustainable Consumption and Production) para desenvolver um conjunto bem definido de 36 critérios com base nos quais todos os seus produtos podem ser classificados. O processo leva em consideração fatores sociais, ambientais e de desempenho.

A linha EcoTain® tem selo de excelência em sustentabilidade e alto desempenho, proporcionando aos clientes um claro indicador do seu valor agregado. "A avaliação do portfólio com base em critérios abrangentes e bem definidos nos permite ter uma ideia clara da sustentabilidade em todos os nossos produtos e direcionar as futuras melhorias do portfólio e os esforços de P&D para uma atuação mais sustentável", declara Joachim Krüger, Vice-Presidente de Sustentabilidade Corporativa e Assuntos Regulatórios da Clariant. "O selo EcoTain® vai ainda mais longe, permitindo que nossos clientes saibam quais produtos estão acima dos padrões de sustentabilidade do mercado e são os melhores da categoria”.

Dentre a linha EcoTain®, a Clariant destaca os seguintes produtos :

ED Pigments - pigmentos de fácil dispersão que melhoram significativamente o impacto ecológico na fabricação de tintas ao eliminar a etapa de moinho de esferas. O menor tempo de processamento aumenta a capacidade de produção, reduz o consumo de energia e a geração de água residual. Toda a linha ED recebeu o selo EcoTain® ; Hostaperm® Pink E - primeiro pigmento orgânico de fonte biológica, os pigmentos magentas de quinacridonas são indicados para tintas automotivas, industriais e decorativas. Hostaperm® Pink E, pigmentos policíclico da Clariant à base de bioácido succínico renovável, representa o direcionamento da Clariant para a adoção de matérias-primas renováveis sem alterar a qualidade do produto nem a especificação ; Ceridust™ 8090 e Ceridust™ 8091: ceras à base de matérias-primas renováveis, para revestimentos em madeira, que proporcionam um toque sedoso ou uma superfície com aspecto natural e não tratado, e com alto coeficiente de fricção, sem comprometer a proteção da madeira. Estes desenvolvimentos de Ceridust™ permitem que os fabricantes realizem uma mudança qualitativa de desempenho com um aditivo de origem biológica para revestimentos de madeira ; Exolit® AP 422: retardante de chamas isento de halogênio desenvolvido para revestimentos intumescentes ecologicamente corretos, usados em aplicações de construção. O retardante de chamas oferece alta qualidade e estabilidade hidrolítica de forma constante, sendo classificado como "não perigoso" e merecendo o selo EcoTain®. Sua produção é altamente eficiente no uso de materiais e minimiza o desperdício na fabricação. 

O Hostavin é uma dispersão estabilizadora de luz que oferece proteção contra a radiação UV, não contêm solventes e é de fácil incorporação. Os estabilizadores Hostavin® 3070 Disp. e 3330 Disp. para acabamentos à base de água para madeira, revestimentos automotivos e revestimentos decorativos externos, atendem aos exigentes critérios do selo EcoTain® graças ao seu excelente perfil de sustentabilidade. Além disso, têm a incrível capacidade de oferecer excelentes resultados de desempenho a um custo competitivo em comparação com outras alternativas de mercado ; A Clariant oferece tensoativos isentos de APEO para polimerização em emulsão, proporcionando diversos benefícios ao longo da cadeia de valor, como melhorias no processo de polimerização para obtenção de um látex de alta de qualidade, nítidas vantagens no desempenho dos ligantes obtidos, e consequentes melhorias de performance das formulações de tintas arquitetônicas e adesivos. Emulsogen® LCN 217, 287 e 407 foram reconhecidos como produtos EcoTain®. Entre outros aspectos sustentáveis, eles oferecem um perfil ecológico mais avançado, propriedades de fácil manipulação e baixo conteúdo de compostos orgânicos voláteis. Isso ajuda nossos clientes de polimerização a atenderem às exigências dos consumidores finais por tintas mais seguras e de baixo odor.