12/05/2020
LOGÍSTICA REVERSA

Ação de coleta de embalagens de vidro

O Minuto Pão de Açúcar firmou parceria com a startup brasileira Green Mining e com a Ambev para inserir a logística reversa nas lojas da rede na cidade de São Paulo. Iniciada em março, a ação já coletou e enviou para a reciclagem o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck. "Assumimos essa responsabilidade e compromisso com o meio ambiente e nesse momento de crise que estamos vivendo, jamais abandonaríamos a nossa causa. Temos tomado todos os cuidados, principalmente com os nossos colaboradores e coletores que se colocam na linha de frente para manter esse serviço essencial", afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining. "Como as lixeiras são exclusivas para vidro, nossa equipe retira o saco fechado e leva diretamente um contêiner em nosso ponto de concentração, sem contato com a embalagem", completa. 

Com o slogan "Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto", a iniciativa disponibiliza coletores exclusivos para o descarte de vidro nos pontos participantes - podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos. Quando as lixeiras estiverem lotadas, os resíduos são recolhidos pelos coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração (Hub). Após alcançar determinado volume, o material é encaminhado à fábrica da Ambev, localizada no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa. "A sustentabilidade é um pilar estratégico da marca Pão de Açúcar, pioneira no varejo alimentar ao criar um programa de reciclagem em 2001. E esse pilar também é refletido em sua rede de vizinhança Minuto Pão de Açúcar. Nossos clientes já nos reconhecem como uma marca engajada e em busca de soluções inovadoras para incentivar práticas sustentáveis. Esse serviço, por meio dessa parceria, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que promovem não só o consumo consciente, mas também o descarte consciente", complementa Frederic Garcia, Diretor do Minuto Pão de Açúcar. 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), o Brasil movimento cerca de R$ 120 milhões anuais com a reciclagem de vidro. Em média, o mercado produz mais de 8,6 bilhões de embalagens por ano, o que equivale a 1,3 milhão de toneladas de vidro. "Queremos fazer parte dessa mudança cultural dos consumidores e inserir, cada vez mais, a indústria nessas ações. Queremos inspirar pessoas e empresas a serem ecologicamente ativas e responsáveis", finaliza o presidente da startup.

Veja também

03/08/2020
COLETA SELETIVA | Amlurb registra aumento de 35%
27/07/2020
ARTIGO | Contraprova do plástico
20/07/2020
RESÍDUOS | Reciclagem do alumínio é exemplo
13/07/2020
COLETA SELETIVA | Abralatas promove ajuda a catadores
08/06/2020
EMBALAGENS | Saco de lixo com zero carbono
27/04/2020
LOGÍSTICA REVERSA | Programa evita emissão de 752 mil t de CO2